sexta-feira, 21 de junho de 2013

Seminário Prece: 3° Parte


 
Na parte final do Seminário Prece, ocorrida no dia 16/06/2013, o coral AME mais uma vez  harmonizou o ambiente com belas músicas doutrinárias.

O facilitador César Henrique introduziu o assunto da noite fazendo um breve resumo sobre as qualidades da prece vistas no domingo anterior. Em seguida adentrou o tema proposto citando a seguinte frase de Emmanuel: "Ninguém pode imaginar, enquanto na Terra, o valor, a extensão e a eficácia de uma prece nascida na fonte viva do sentimento." (Livro: Palavras de Emmanuel), conduzindo uma reflexão acerca do sentido da palavra sentimento com definições de Chico Xavier, León Denis e Lázaro.

Diversas partes do texto do Evangelho foram ressaltadas, dentre as quais citamos: “Seja o que for que peçais na prece, crede que o obtereis e concedido vos será o que pedirdes.” (São Marcos, XI, 24).

É certo que nossas súplicas não podem mudar as leis divinas, mas não podemos crer que tudo está submetido à fatalidade, sendo possível que Deus aceda a certos pedidos sem perturbar a harmonia de suas leis. Mas não basta pedir para receber, uma vez que Deus sabe o que é melhor para o nosso bem. O que Deus nos concederá sempre é a coragem, a paciência, a resignação.

O hábito da prece nos ajuda a evitar atitudes que possam nos comprometer inclusive para outras existências.

“Renunciar alguém à prece é negar a bondade de Deus; é recusar, para si, a sua assistência e, para com os outros, abrir mão do bem que lhes pode fazer.”

“O dever primordial de toda criatura humana, o primeiro ato que deve assinalar a sua volta à vida ativa de cada dia, é a prece.”

“Pedi, pois, antes de tudo, que vos possais melhorar e vereis que torrente de graças e de consolações se derramará sobre vós.”

“A prece do dia é o cumprimento dos vossos deveres, sem exceção de nenhum, qualquer que seja a natureza deles.”

O evento foi encerrado com o sorteio de dois exemplares de “O Evangelho Segundo o Espiritismo” entre os presentes.

Este Seminário foi idealizado pelo Departamento como alternativa para as noites de domingo e foi muito bem aceito pelo público participante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário